PALESTRANTES

Ricardo Vargas

O futuro dos projetos e da gestão de projetos com a inteligência artificial

Márcia Dóring

A filosofia Lean aplicada ao desenvolvimento de projetos em BIM

A integração dos processos de desenvolvimento do modelo de informação e a filosofia Lean traz benefícios em todas as fases do ciclo de vida do projeto, orientando a elaboração do modelo na direção do fluxo de valor estabelecido pelo cliente e estruturando o trabalho naquilo que é o diferencial num processo BIM eficiente: automação e padronização de processos, redução de desperdícios e principalmente a valorização das pessoas envolvidas. Nesta palestra vamos relacionar esses pontos de convergência entre a filosofia Lean e os processos de desenvolvimento do modelo BIM de uma forma prática e contextualizada com exemplos de projetos reais.

Diretora de Inovação e Projetos PLANAVE S/A

Diretora de Inovação e Projetos, Professora em diversas instituições de cursos de Pós-Graduação em temas relacionados a Gestão de Projetos, BIM e Engenharia de Custos. Consultora, Mentora e Palestrante. Mestranda em Gerenciamento de Projetos, MBA em Gestão Empresarial, Pós-graduada em Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos em BIM e formada em Engenharia Civil. Certificação PMP, PSM-I e outras certificações internacionais relacionadas a gestão de projetos. Information Management Practitioner – ISO 19650 issued by Operam Academy. Voluntária do Programa de Mentoring do PMI Rio, associada ao BIM Fórum Brasil e AACE – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia de Custos.

Leonardo Carvalho

Lifelong Learning e seu papel no gerenciamento de projetos

– Entender o conceito de Lifelong Learning;
– Entender como ele se conecta a vida do Gerente de Projetos;
– Entender o quanto o Gerente de Projetos hoje precisa se desenvolver para conseguir acompanhar a grande dinâmica de negócios e projetos atuais;
– Como o PMI apoia o Lifelong Learning – Como profissionais tem buscado desenvolver competências para esse novo cenário.

Voluntário PMI-MG

Obcecado pelo aprendizado e por transformar ideias em resultados com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e educação. Atualmente Head de Educação na SYDLE que promove transformação digital de forma estratégica para simplificar a operação de instituições de ensino.   Coordeno o MBA em Gerenciamento Ágil de Projetos e o MBA em Gestão de Negócios no Centro Universitário Newton Paiva e também atuo como professor de disciplinas de Gerenciamento de Produtos, Processos e Projetos. Voluntário ávido, sempre orientado a disseminar conhecimento, atuo a mais de 10 anos no PMI (Project Management Institute) liderando grandes equipes e apoiando a comunidade a disseminar as práticas de gerenciamento de projetos.

José Finocchio

Co-inteligencia: Vivendo com Inteligência artificial

Com a implementação plena da inteligência artificial, testemunharemos a ascensão de agentes autônomos especializados em facilitar e sincronizar todas as movimentações de ativos em projetos e portfólios. Essa inovação tecnológica promete reduzir significativamente o lead time e otimizar o fluxo de processos, resultando em uma gestão de projetos mais eficiente e ágil.

Senior Advisor na Deloitte

José Finocchio Junior é consultor, autor e professor especializado em gestão de projetos, programas e portfólios. Criador da metodologia PM Canvas, que compartilha gratuitamente com empresas e universidades, alcançou ampla adoção nacional. Autor do best-seller “Project Model Canvas: Project Management without Bureaucracy”, José também aplicou a metodologia Takt PM, trazendo os princípios e benefícios da gestão ágil de projetos para corporações. Senior Advisor na Deloitte, especializando-se em Projetos de Capital e Inteligência Artificial. Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, MBA em Finanças pela FEA-USP, pós-graduação na FGV-EAESP.

Raphael Fernandis

Decidir Não Fazer: O Poder da Seletividade Estratégica no Gerenciamento de Projetos

1- Entender a Demanda;
2- Avaliar a Situação Atual;
3- Planejar Estrategicamente.

Palestrante

Intraempreendedor e entusiasta de tecnologia com sólida formação em Engenharia de Produção pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Especializei-me em Logística e Administração pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), e em Gestão Exponencial pelo IBMEC e XP Educação. Certificado como PMP e PMO-CP, possuo mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos. Atualmente, exerço a função de Especialista de Planejamento Ferroviário na MRS Logística. Paralelamente, compartilho meu conhecimento e paixão pela área como professor no MBA de Planejamento, Orçamento e Business Intelligence da PUC MG.

Amanda Soares

Transformando Vidas em Áreas Vulneráveis: Boas Práticas de Gerenciamento de Projetos no Setor Público

– Principais desafios e lições aprendidas na execução de políticas públicas no contexto rural;
– Estratégias de resposta aos desafios e lições aprendidas.

Chefe do Escritório de Projetos e Inovação (SEDESE)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), sou também alumna do Programa de Trainee em Gestão Pública do Vetor Brasil. Atualmente, ocupo o cargo de Chefe do Escritório de Projetos e Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais. Possuo 7 anos de experiência na área de políticas públicas de desenvolvimento social no Estado de Minas Gerais, sendo os últimos 2 anos dedicados à gestão de programas estratégicos. Meu foco tem sido na implementação e inovação de projetos que promovem o desenvolvimento social, trazendo impacto positivo e sustentável para a comunidade.

Darci Prado

Painel: Liderança em Projetos de Inovação

Como ser bem-sucedido em inovação? Certamente a resposta passa por muitos aspectos, como a correta escolha do novo produto/serviço/negócio a ser desenvolvido, audácia, intuição, uma boa equipe, multidisciplinaridade, perseverança, disciplina, liderança e uma boa gestão. Até mesmo o fator sorte é importante. Neste painel o foco é na contribuição do aspecto “liderança em inovação” para o sucesso dos projetos. A escolha deste tema está ligada com a experiência do palestrante no assunto por um período de aproximadamente 6 anos envolvendo uma dezena de projetos, em uma importante empresa de consultoria brasileira. A escolha do tema também está ligada a constatação de que a liderança em inovação é significativamente diferente da liderança em outros tipos de projetos, como, por exemplo, os de melhoria. Acreditamos que a exploração desta particularidade vai surpreender muitos profissionais interessados no tema.

Sócio sênior-advisor FALCONI Consultores

É sênior-advisor da FALCONI pela qual prestou consultoria e treinamento a centenas de organizações brasileiras. Engenheiro pela UFMG (1970), com pós-graduação em Engenharia Econômica pela UCMG (1971) e doutorado em Gerenciamento de Projetos pela UNICAMP (2011). Trabalhou na IBM durante 25 anos e foi professor da Escola de Engenharia da UFMG por 32 anos. Foi um dos fundadores dos capítulos do PMI de Minas Gerais e Paraná. É autor de 8 livros sobre gerenciamento de projetos e 3 livros sobre pesquisa operacional. Desenvolveu a metodologia MEPCP, o modelo de maturidade MMGP e o software SISGEP. Conduz uma pesquisa de maturidade sobre GP desde 2005.

Palestrante internacional, tendo atuado em USA, Itália, França, Portugal e México. Ultimamente tem trabalhado internamente junto a presidência da FALCONI auxiliando no planejamento estratégico e na implementação dos projetos.

Rodrigo Carazolli

Painel: Liderança em Projetos de Inovação

Como ser bem-sucedido em inovação? Certamente a resposta passa por muitos aspectos, como a correta escolha do novo produto/serviço/negócio a ser desenvolvido, audácia, intuição, uma boa equipe, multidisciplinaridade, perseverança, disciplina, liderança e uma boa gestão. Até mesmo o fator sorte é importante. Neste painel o foco é na contribuição do aspecto “liderança em inovação” para o sucesso dos projetos. A escolha deste tema está ligada com a experiência do palestrante no assunto por um período de aproximadamente 6 anos envolvendo uma dezena de projetos, em uma importante empresa de consultoria brasileira. A escolha do tema também está ligada a constatação de que a liderança em inovação é significativamente diferente da liderança em outros tipos de projetos, como, por exemplo, os de melhoria. Acreditamos que a exploração desta particularidade vai surpreender muitos profissionais interessados no tema.

Diretor de Transformação do Negócio – ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil

Rodrigo Carazolli é Diretor de Transformação do Negócio na ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, responsável pelas áreas de inovação, tecnologia, ESG e descarbonização. Com 17 anos de empresa, atuou em diversas áreas como Estratégia e Melhoria Contínua, desenvolvendo projetos no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, ocupou o cargo de Head de Inovação, Novos Negócios e Investimento em Startups. Rodrigo é mestre em estatística, com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e cursos de inovação pela FGV, University of Illinois e MIT.

Reinaldo Sima

A transformação da gestão de projetos por meio do uso da IA

A gestão de projetos como conhecemos está mudando de maneira radical com o uso do IA; O papel do Gerente de Projetos como empreendedor e articulador; O uso dos OKRs na gestão moderna de projetos; Tendências, preocupações e oportunidades.

CIO MRV Engenharia

Reinaldo Sima é um profissional com mais de 30 anos de experiência, dedicado a utilizar a tecnologia para otimizar os resultados das empresas e melhorar a vida das pessoas. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia, Transformação Digital e Inovação na MRV Engenharia, líder no setor de engenharia e construção. Sob sua liderança, a empresa conta com 30 Squads e mais de 250 colaboradores estruturados no modelo Ágil, promovendo uma transformação digital abrangente. Reinaldo é Engenheiro Eletrônico com mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui especialização em Informática Industrial pela Universidade de Saarlandes, na Alemanha. Além disso, é conselheiro do Órbi, hub de inovação que promove a conexão entre startups e o mundo corporativo e da Ucondo, uma startup focada em gestão de condomínios.

João Victor Rezende

Painel: O Poder da Integração: Projetos, Processos e Estratégia no setor público

O painel visa demonstrar a importância da integração entre gerenciamento de projetos, gerenciamento de processos e planejamento estratégico para a eficácia na execução das estratégias das políticas públicas. Essas áreas colaboram de maneira integrada: o Planejamento Estratégico estabelece objetivos de longo prazo, o Escritório de Projetos alinha e gerencia os projetos, e o Escritório de Processos monitora e otimiza os processos internos para suportar a estratégia organizacional, funcionando como uma engrenagem essencial para o sucesso das iniciativas.

Diretor Executivo do TJMG

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC, especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral e Contabilidade Governamental pela UFMG e graduado em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG-FJP). Desde 2005 é servidor público estadual pertencente a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Trabalha com a temática de planejamento estratégico e orçamento governamental há mais de 15 anos e atualmente responde pela Diretoria Executiva de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Rafael Meyer Pires Lopes

A relação necessária entre processos, projetos e estratégia na governança institucional

Gestão de processos de trabalho, monitoramento de processos de trabalho, business inteligence e mineração de dados, estratégia e projetos para melhoria contínua de processos de negócio.

Gerente de Processos de Negócio

Profissional com formação e experiência profissional na área de Ciência da Computação e Direito. Já desempenhou as funções de desenvolvedor Java e C++, analista de sistemas, administrador de banco de dados, assessor jurídico e atualmente responde pelo centro de gestão, padronização e qualidade dos processos no TJMG.

Thiago Kamon Hyodo

Painel: O Poder da Integração: Projetos, Processos e Estratégia no setor público

O painel visa demonstrar a importância da integração entre gerenciamento de projetos, gerenciamento de processos e planejamento estratégico para a eficácia na execução das estratégias das políticas públicas. Essas áreas colaboram de maneira integrada: o Planejamento Estratégico estabelece objetivos de longo prazo, o Escritório de Projetos alinha e gerencia os projetos, e o Escritório de Processos monitora e otimiza os processos internos para suportar a estratégia organizacional, funcionando como uma engrenagem essencial para o sucesso das iniciativas.

Assessor Técnico de Planejamento no TJMG

Graduado em Direito e Relações Internacionais e pós-graduado em Direito Administrativo e Constitucional, com 16 anos de atuação no TJMG, sendo 10 deles em áreas técnicas de planejamento.

Vera Lott

VMO: um caminho para revitalização do PMO

– PMOs em busca de maximizar o valor ;

– VMO como caminho;

– Desafios e estratégias para implantação.

COO da PECC – Prosperare Educação Cultura e Cidadania

Pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e Gestão Avançada de Projetos pela FGV, graduada em administração de empresas pela UFMG e Administração Publica pela Fundação Joao Pinheiro. Profissional com sólida experiencia em planejamento estratégico, implementação de soluções estratégicas gerando valor às organizações. Liderança de times multifuncionais, com foco em ganho de performance e alto nível de coordenação, orientando pessoas a resultados. Atuação em cargos de liderança em grandes empresas nas áreas de projetos e inovação. Atualmente COO da Prosperare Educação Cultura e Cidadania S.A, uma startup de educação que tem o propósito de transformar a vida de milhares de pessoas por meio de educação de qualidade no setor público.

Guilherme Lima

First Principles Project Risk Management

Como aplicar o First Principles Thinking de Aristóteles na Gestão de Riscos com o ChatGPT.

Professor, Diretor da empresa GP Líder Ltda

PMP, professor, mestre, escritor e empreendedor.

Éricka Menegaz

Painel: Liderança em Projetos de Inovação

Como ser bem-sucedido em inovação? Certamente a resposta passa por muitos aspectos, como a correta escolha do novo produto/serviço/negócio a ser desenvolvido, audácia, intuição, uma boa equipe, multidisciplinaridade, perseverança, disciplina, liderança e uma boa gestão. Até mesmo o fator sorte é importante. Neste painel o foco é na contribuição do aspecto “liderança em inovação” para o sucesso dos projetos. A escolha deste tema está ligada com a experiência do palestrante no assunto por um período de aproximadamente 6 anos envolvendo uma dezena de projetos, em uma importante empresa de consultoria brasileira. A escolha do tema também está ligada a constatação de que a liderança em inovação é significativamente diferente da liderança em outros tipos de projetos, como, por exemplo, os de melhoria. Acreditamos que a exploração desta particularidade vai surpreender muitos profissionais interessados no tema.

Consultora em Estratégia de TI e Inovação

Consultora Estratégica em TI e Inovação, tendo sido executiva, e atuado 29 anos em Tecnologia da Informação e Inovação,em grandes empresas nacionais e internacionais Foi Vice-Presidente do Comitê de Transformação Digital da AMCHAM MG e atualmente é Vice-presidente de Inovação e Jornada Digital na SUCESU MINAS, investidora-anjo em startups pelo BR Angels e mentora de startups.

Graduada em Ciência da Computação pela UFMG, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Especialização em Manufatura Avançada pelo SENAI, ITA e Fraunhofer, com participação no Programa de Preparação de Conselheiros da FDC e certificação em Chief Sustainability Officer pelo MIT.

Ivo Michalick

Power Skills: A Chave para Conectar Pessoas e Projetos no Futuro da Liderança

Domine as “Power Skills” essenciais para liderar com excelência em um cenário de negócios em rápida evolução. Nesta palestra dinâmica e interativa você será imerso em um ambiente prático, explorando habilidades como: • Comunicação empática para unir equipes diversas. • Inteligência emocional para enfrentar desafios complexos. • Resolução criativa de conflitos para transformar obstáculos em oportunidades.

Com base em casos reais e metodologias inovadoras você aprenderá a forjar conexões autênticas, elevando o desempenho dos seus projetos. Saia desta experiência com estratégias práticas e insights sobre o futuro da aplicação de Power Skills em gerenciamento de projetos. Transforme sua abordagem e torne-se o líder que as equipes do futuro exigem!

Consultor

Profissional com mais de 35 anos de experiência em projetos. Possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG. Detentor das certificações PMP e PMI-SP do PMI (Project Management Institute) em gerenciamento de projetos e CPCC pelo CTI (Co-Active Training Institute) em coaching. Ampla experiência na gestão de grandes projetos, programas e portfólios em diversas indústrias: logística, mineração, energia, defesa, saúde, tecnologia da informação, óleo e gás, e telecomunicações, tanto no Brasil quanto no exterior. Desde 2006 é sócio-diretor da M2 Consultoria e Coaching, oferecendo serviços de consultoria, treinamento e palestras em gerenciamento organizacional de projetos, Power Skills e ferramentas de Inteligência Artificial Generativa. É consultor associado da TSX Engineering desde 2020. Atuou como professor e coordenador de cursos de gerenciamento de projetos no IETEC de 2005 a 2023. Presidiu o PMI-MG entre 2011 e 2012 e desde 2014 atua como voluntário global estratégico junto ao PMI. Renomado palestrante e autor de vários artigos, tanto no Brasil quanto no exterior. Contribuiu para os livros: “Projetos Brasileiros – Casos Reais Gerenciamento” (Brasport, 2007), “Gestão de Projetos Brasil” (IETEC, 2013), “Gerenciamento de Projetos em Tirinhas” (Brasport, 2015), “Say Yes To Project Success” (Notion Press, 2017) e “Professional Leader” (Brasport, 2019).

Roberto Pons

O novo PMO como agente de transformação

O gerente de projetos tem hoje um papel muito mais amplo do que no passado. Embora seja de vital importância liderar os projetos que eles gerenciam para o sucesso, ou seja, entregar o valor que foi planejado para o projeto e atingir a meta para a qual ele foi criado, o profissional de projetos precisa pensar e agir além dos projetos individuais. Ele também deve se preocupar com o sucesso da organização. Entender que projetos bem-sucedidos elevam o mundo ao seu redor. A função de um Escritório de Projetos é garantir que a estratégia da empresa seja concretizada por meio de seus projetos e com isso elevá-la ao sucesso. Esta não é uma tarefa simples ou fácil. Por isso, os profissionais que vislumbram o crescimento profissional em sua carreira não podem deixar de dominar os conceitos que sustentam um PMO moderno e verdadeiramente eficaz, que se torna o principal agente transformador das organizações. Vamos abordar nesse encontro o que vai mudar no conceito de PMO que o PMI está lançando e assim, inovar e transformar o hoje para impactar o amanhã.

Diretor de Mercado da PMOGA do PMI

Diretor de Mercado da PMOGA do PMI, responsável por produtos e expansão de mercado da PMOGA mundialmente. Diretor do Conselho da P-LAB, empresa de educação corporativa e consultoria no Brasil. Mestre em Gestão de Megaprojetos pela Universidade de Oxford, Inglaterra, Engenheiro Eletrônico com especialização em Ciência da Computação pela Princeton University, EUA, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado como PMP pelo PMI por 17 anos, coach certificado pelo Instituto Internacional de Coaching. Atua ainda como palestrante e professor, já liderou projetos nas áreas de TI, Energia, Engenharia, Telecom, Saúde, Seguros, dentre outros. Coautor e coordenador do livro Professional Leader, desenvolvedor voluntário de novos padrões de GP como o Guia PMBOK®, o padrão de Riscos do PMI e a norma de Gestão de Projetos da ISO 21.500 junto à ABNT. Professor de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da FGV, COPPEAD e UFRJ; Coordenou programas de educação como Agile Professional, Professional Leader, Advanced Project Professional e Digital Business Professional da P-LAB. Ajudou a certificar milhares de PMPs nos últimos 20 anos.

Fernando Bartelle

Painel: Gerenciamento Portfólio em Situações de Crise - Enchentes RS

Parte 1: Apresentacão sobre a catástrofe (O que foi, como impactou/impacta, grandes números).

Parte 2: Discussão sobre os como Governo e PMI atuaram, considerando a ótica de “Gestão de portfólio”.

Parte 3: Take Away: O que considerar e como agir em situações de crise.

Diretor de Projetos do Escritório de Desenvolvimento de Projetos do Governo RS

Arquiteto & Urbanista, MBA em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva. Mestre em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas. Certificado PMP e Wicked Problem Solving.

Professor de MBA em Gestão de Projetos e Criatividade. Experiência profissional em liderança, gestão de portfolios, programas e projetos em diversas indústrias, e em criação e liderança de PMOs. Voluntário do PMI há mais de dez anos, servindo atualmente como Mentor para a Região 13-Brasil e Presidente Anterior Imediato do PMI-RS.

Diretor de Execução de Projetos no Escritório de Desenvolvimento de Projetos, responsável por portfolio de projetos estratégicos e transversais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Gui Amorim

Painel: Liderança em Projetos de Inovação

Como ser bem-sucedido em inovação? Certamente a resposta passa por muitos aspectos, como a correta escolha do novo produto/serviço/negócio a ser desenvolvido, audácia, intuição, uma boa equipe, multidisciplinaridade, perseverança, disciplina, liderança e uma boa gestão. Até mesmo o fator sorte é importante. Neste painel o foco é na contribuição do aspecto “liderança em inovação” para o sucesso dos projetos. A escolha deste tema está ligada com a experiência do palestrante no assunto por um período de aproximadamente 6 anos envolvendo uma dezena de projetos, em uma importante empresa de consultoria brasileira. A escolha do tema também está ligada a constatação de que a liderança em inovação é significativamente diferente da liderança em outros tipos de projetos, como, por exemplo, os de melhoria. Acreditamos que a exploração desta particularidade vai surpreender muitos profissionais interessados no tema.

Gerente de Programas de TI

Guilherme Amorim é Gerente de Programas na CI&T, com mais de 10 anos de experiência liderando projetos complexos de desenvolvimento de software em setores como logística, mídia e infraestrutura. Dentre as certificações já obtidas, destacam-se a PMP®, PMI-ACP®, PSM-I e KMP. Ele é especialista em gestão ágil e desenvolvimento de equipes, com foco em inovação, excelência na entrega e liderança de times globais. Com MBA em Gestão de Projetos e uma forte abordagem centrada nas pessoas, Guilherme é também coautor do livro “Foco no Positivo: Como encontrar aprendizado e evolução em situações de dor e crise”. Além de sua atuação profissional, ele é palestrante e facilitador de workshops sobre liderança e agilidade.

Alex Rosa

Painel: Gerenciamento Portfólio em Situações de Crise - Enchentes RS

Parte 1: Apresentacão sobre a catástrofe (O que foi, como impactou/impacta, grandes números).

Parte 2: Discussão sobre os como Governo e PMI atuaram, considerando a ótica de “Gestão de portfólio”.

Parte 3: Take Away: O que considerar e como agir em situações de crise.

Presidente do PMIRS

– Líder PMO no Escritório de Desenvolvimento de Projetos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; – Coordenador-geral da Integração Nacional dos Capítulos do PMI no Brasil – Presidente do PMIRS; – Especialista em gerenciamento de projetos, programas e portfólios; – Especialista em gestão do tempo e produtividade pessoal;

– Professor, Instrutor e empresário.

PROGRAMAÇÃO